Autenticação
Ouvidoria

História

Veja abaixo as informações da página História

História

História de Ivaté

Em meados das décadas de 40 e 50 verificou-se notável movimentação migratória e surgimento de diversos núcleos de povoamento nas regiões norte e noroeste do estado do Paraná, tendo como escopo a perspectivade prosperidade na cultura cafeeira. Por volta de 1955, a frente cafeeira atingiu a região de Umuarama e, consequentemente, o território que atualmente compõe o município de Ivaté. A ocupação da localidade foi promovida pela Companhia Brasileira de Imigração e Colonização – COBRINCO, impulsionada pelas condições favoráveis para a aquisição de terras oferecida pela empresa.

O nome Ivaté foi concebido em homenagem à população indígena que já habitava na região, com predominância dos Caingangues, dos Zoras, e Xetás. O nome é uma junção adaptada dos termos ‘Ybá’ e “Eté”, que significamrespectivamente “fruto” e “verdadeiro” no vocabulário tupi.

Ivaté está localizada em área privilegiada com grande incidênciade recursos hídricos, que são a causa predominante pela demanda turística local. Em seu entorno há o rio Ivaí, o Córrego 215 e o Ribeirão da Prata, onde é realizada a prática de pesca esportiva, visitação de banhistas, e outras atividades náuticas. Além dos atrativos naturais, as festividades da cidade como carnaval, aniversário do município, cavalgadas e réveillon, são acontecimentos que atraem grande fluxo de visitantes devido à oferta diversificada na gastronomia, lazer e apresentações artísticas.

Inicialmente Ivaté era um dos distritos do município deUmuarama, até que no ano de 1989, através da Lei Estadual n° 8.970 promulgadano dia 02 de março, instituiu-se o desmembramento de Ivaté e se definiu Herculândia como seu distrito. O processo de instalação se efetivou no dia 01 de janeiro de 1993.

Histórico de Herculândia

Na década de 1960 a região onde atualmente está localizado o distrito de Herculândia era uma fazenda de propriedade de Herculano Franco, e com a chegada de algumas famílias que não tinham onde morar, Herculano cedeu alguns lotes a estas famílias, formando assim um pequeno vilarejo. Em homenagem à generosidadede Herculano, a população se reuniu com seu filho Clodomiro Isaías Franco e decidiram nomear a comunidade de Herculândia. As atividades de comércio no período de formação do distrito eram realizadas na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo. O transporte mais utilizado para se chegar a esta cidade era uma balsa localizada a cerca de 5 km de distância da comunidade, meio de transporte este que apesar de não ser mais o único, recebeu uma realocação e acesso mais adequado no ano de 1963, e perdura no mesmo lugar até os dias de hoje. As principais fontes de renda na época eram a fazenda do Sr. Herculano e uma pequena serraria que existia no lugar no auge populacional, que, porém, teve o fim de suas atividades por falta de matéria prima.